segunda-feira, 26 de abril de 2010

Projecto Mercúrio: «Aquele [poder] que lhe interessa»

O Expresso, de 26-4-2010, na notícia «Projecto Mercúrio», da autoria do jornalista Micael Pereira, traz mais detalhes sobre o negócio PT/TVI:
    1. Esclarece que a operação terá tido início em Setembro de 2008.
      2. Não se tratava de dois negócios diferentes, mas do mesmo: Taguspark e PT seriam parceiras na compra da TVI.
        3. Nesse negócio entrariam outros investidores: é referido pela primeira vez o Grupo Lena.
          4. Na notícia, página 10, escreve o autor:
          «Às 23h03 [de 21 de Junho de 2009], Rui Pedro Soares diz a Armando Vara que o assunto "está fechado", já tem as assinaturas da PT" e vai "buscar as assinaturas deles" [Prisa]. Diz ainda que o negócio vai ser comunicado no dia 25 de Junho, e que a operação foi feita com o BES Investimento: "na conferência de imprensa vão estar o Zeinal, o polanco (PRISA) e o Ricciardi (BES)". Vara pergunta como vai ser com o poder e fica a saber que vão ficar com "aquele que lhe interessa" e vão "tutelar a programação e a informação".»
          O BES Investimento já tinha sido citado no Sol, de 5-2-2010, mas agora vêm mais detalhes que permitem compreender melhor o negócio. O BES terá bancado o negócio de compra da TVI, parte do «plano governamental para controlo dos meios de comunicação social». E mais se esclarece a questão do «poder» (com as letras todas!) noutro extracto ainda não citado, que me lembre, de alegada conversa entre Armando Vara e Rui Pedro Soares: o «poder» é a «informação e a programação»...


          Limitação de responsabilidade (disclaimer): As personalidades referidas nas notícias dos media, que comento, não são, que saiba, suspeitas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade e, quando arguidas, gozam do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

          Sem comentários: