sábado, 5 de junho de 2010

Anderen Mitteln

.


O Carlos Santos, no Corta-Fitas, publicou, em 2-6-2010, o poste «Os assessores propagandísticos do governo na web: Abrantes, outros que tais, e algumas identidades» (a que cheguei por link do CAA, do Blasfémias «‘Colectivo Abrantes’ descodificado»), relembrando ainda o poste «O 'franchising' Abrantes», de Pedro Correia, em 18-2-2010, no Albergue Espanhol. É um poste muito bem fundamentado, com sustentação em fontes e factos, que desmonta a rede de informação e manipulação bloguística do Governo, usando meios públicos, no blogue Câmara Corporativa e no defunto Simplex. Parabéns pela coragem e pelo esforço de referenciação!

No vértice do poder desta rede de informação, volta a estar o master spyéminence grise de José Sócrates (imminence rose) , o actual secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Dr. José Almeida Ribeiro (veja-se,  nesta foto, o pavor de membros do Governo quando tomava posse do seu novo cargo, em 10-11-2009).

 Os blogues são decisivos não só por causa da produção de informação citada pelos jornalistas e opinadores dos media, mas principalmente por causa da informação original que publicam e sugerem: um teatro de operações da guerra de informação socratina. O poder das informações governamentais sobre o controlo do País é muito mais importante do que os ingénuos crêem: os ingénuos acham que o socratismo é o resultado sortudo do bater aleatório das borboletas errantes da Cova da Beira. A central de informação governamental é muito mais sinistra e larga do que a pintam e esta tarefa de produção bloguística apenas um dos seus eixos. A central não funciona apenas para organização e distribuição de distribuição, mas também contra-informação, desinformação e... recolha de informação, através de outros meios.

* O título do poste é uma expressão alemã que significa «outros meios», da famosa frase de Clausewitz: «a guerra é a continuação da política por outros meios» (CLAUSEWITZ, Carl von, Vom Kriege, Dümmlers Verlag, Berlim, 1832, Livro I, Cap. 1, 24)


**
 Imagem picada
daqui.

Sem comentários: