sábado, 12 de novembro de 2011

A tragicomédia da nacionalização parcial dos bancos portugueses

A nacionalização parcial dos bancos privados portugueses em pré-falência é uma tragicomédia bem montada para enganar os contribuintes eleitores. Os três actos da peça seguem o padrão de uma trama muito velha e serôdia:
  1. No primeiro acto: os bancos privados lançam uma campanha de queixas públicas sobre as condições e preço de compra pelo Estado de uma participação no seu capital. Para assustar o povo, podem até dizer que exigem que o Estado pague 50 vezes mais pelas acções do que o preço de mercado, questione nem mande e saia leve.
  2. No segundo acto, o Governo e dirigentes da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) indignam-se, com estrondo público, perante a posição maximalista dos bancos e suscitam apoiam popular pela sua firmeza.
  3. No terceiro acto, Governo, UE e FMI, acordam com os bancos a nacionalização parcial, que, no final da operação, mais do que duplicará a dívida pública. O Governo aceita um preço das acções bastante acima da cotação do mercado, uma fiscalização mais suave dos livros, direitos de intervenção mais restritos e prazos de pagamento mais dilatados. Os bancos simulam contrariedade, mas esfregam as mãos pelo dinheiro fresco. A peça termina com o povo a louvar o Governo por ter dobrado os bancos e ter conseguido, supostamente, uma entrada mais barata. Desce o pano, perante as palmas do público... e dos actores.

Esta farsa é também uma tragédia para o Estado e para o povo. O caso irlandês - uma quase-catástrofe -, só está a resultar, agora, porque a economia, mais livre e mais ágil, recuperou.

31 comentários:

Anónimo disse...

Com papas e bolos se enganam os tolos.Os tolos contribuintes/eleitores só devem dizer "NEM MAIS UM SÓ EURO PARA OS BANCOS FALIDOS!" E TIRAREM TODO O SEU RICO DINHEIRINHO DESSES BANCOS.

Anónimo disse...

Ora, excelente e sucinto "post".

Ou de como os portugueses estão a ver repetida a "cena" do Miguel de Asconcelos, que representando uma parte da oligarquia da época, negociava a venda da nação a Castela.

O "Miguel de Vasconcelos" do momento são representados pelas oligarquias actuais, que estão sobretudo inseridas no PS-PSD-CDS.

A gentinha que esteve com Sócrates, está agora com o PSD-CDS, desde a Dra. Candida ao Dr. Van Zeller, desde o Dr. Salgado ao Dr. Ferrira do BCP-maçon.

Os do PSD e do CDS, esfregam as mãos, porque antes não mexiam na "massa". Todos satisfeitos estão, com os pecúleos pessoais e familiares alargados.

O Aníbal já percebeu que o abismo se acentua, e como não quer ficar na fotografia da oligarquia, vai disparando contra a Merkel e o BCE. O Aníbal é um dos maiores responsáveis da oligarquia que conduz o barco contra as rochas. Aníbal pode dizer o que quiser, mas a fotografia já foi tirada, e Você está no lugar central ao lado do Conde de Nafarros, Soares.

Os pais do Portugal falhado de Abril.

Anónimo disse...

A III República é só uma merda de regime ou um regime de merda?Quem meter o dinheiro dos Portugueses nos Bancos falidos deve ir para a cadeia fazer companhia ao Sócrates ,ao Noronha e ao Monteiro.

Anónimo disse...

A 3ªRepública hoje é um regime mais fedorento que a 1ª a 27 de Maio de 1926.

José Mendes Pereira disse...

Amigo Antonio Balbino Caldeira:
Faça uma visitinha a este blog. Ele é muito visitados por Portugal.Em apenas 10 meses de sua criação, já se aproxima das 200 mil
visualizações.

José Mendes Pereira - Brasil - Mossoró-RN, Rio Grande do Norte.
josemendesp58@hotmail.com
josemendesp58@gmail.com

Anónimo disse...

Já o disse várias vezes.
Enquanto perderem tempo com politiquices não se resolverá nada.
O âmago disto está no sistema de justiça e não em políticas mais à direita ou à esquerda.
O país está a saque por gangs que se acobertam em siglas pseudo políticas.
Quem os conhece,sabe do que falo.
Não estão para servir a causa pública,mas sim para arredondarem as suas contas.
Não há uma alma que não saiba o que se passa desde as autarquias para cima.
Andamos todos a enganar-nos uns aos outros,fingindo não perceber que isto só terminará com o fim da impunidade dos políticos e seus apaniguados que tomaram de assalto todas as empresas do Estado.
As manifestações ou contestação deve virar-se para a verdadeira independência do poder judicial,com a respectiva depuraçãó dos seus quadros,ao serviço da Cosa Nostra.

José Mendes Pereira disse...

Amigo Antonio Balbino:
Esqueci-me do link:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Cidade: Mossoró
Estado: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Continente: América do Sul

José Mendes Pereira

Anónimo disse...

A Maçonaria tem de tirar a Máscara e o Avental.A divulgação pública de todos os membros da Maçonaria e outras organizações secretas é urgente.Uma lei da Transparência é fundamental.O Estado e o Poder Judicial têm de ser libertos do tentacular Poder Maçónico,principal responsável pela corrupção,bancarrota e desagregação das Instituições,ou seja,pela destruição de Portugal.

Anónimo disse...

Curiosa a "primeira página" do pasquim do Oliveirinha, e do Komissar Marcelino.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2119654

"O sistema de justiça português é constituído por lojas maçónicas e controlado pela maçonaria. Além de controlar as decisões dos processos - incluindo os casos da Universidade Moderna, Portucale, Casa Pia, Apito Dourado e Isaltino Morais -, controla igualmente a carreira dos juízes e dos magistrados do Ministério Público e dos altos funcionários do Estado", diz José da Costa Pimenta, em carta para a actual ministra e os principais protagonistas do sector.

As acusações vão surgir em livro. Eis os vários processos:

CTT: (Citações do Ministério Público) Em escutas telefónicas, um indivíduo faz alusões à sua condição de maçom para obter informações do caso da venda de prédios

Moderna: (Citações do Ministério Público) Uma conspiração maçónica, com a Moderna como ponto de reunião, para tomar conta das estruturas do poder em Portugal, é revelada num documento de Nandim de Carvalho.

Portucale: (Citações de Abel Pinheiro) Nos governos de Guterres, o GOL era conhecido por o "gabinete", dado o número de socialistas por metro quadrado. (...) É uma rede de relações humanas única.

Anónimo disse...

Os 30 mais influentes na sociedade, da economia à saúde

As palavras do capitão de Abril Vasco Lourenço ilustram bem a presença da maçonaria nos diversos sectores.

"É transversal e procura, através dos maçons, influenciar a sociedade, defendendo os valores maçónicos." Empresas, saúde, justiça, educação, cultura - são muitas as áreas em que se destacam personalidades influentes.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2118994

Anónimo disse...

Miguel Relvas, um dos ministros mais influentes, Carlos Zorrinho, líder da bancada do PS, autarcas como Moita Flores ou Isaltino Morais, ex-ministros como Rui Pereira, ex-presidentes da AR como Almeida Santos, empresários como Jorge Coelho, deputados e muitas personalidades da sociedade fazem parte desta organização semi-secreta. As figuras, a história, os valores, as cerimónias e as polémicas. Leia tudo no e-paper do DN sobre esta trabalho de investigação que será publicado até segunda -feira

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2118382

Anónimo disse...

50 "irmãos" estão em importantes cargos políticos, 30 em posições de relevo na economia e sociedade.

Muitos falam na sua influência: o último foi Alberto João Jardim, que alertou para o poder das sociedades secretas. Apesar do fracasso da não eleição do maçom Fernando Nobre para a presidência da AR, o líder da bancada do PS e o estratega do Governo, Miguel Relvas, são maçons. Uma irmandade só de valores?

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2118996

Anónimo disse...

O Regime de Abril já não é democrático.

Perante isto, só resta combate-lo. Todos os dias. Mas, não de forma frontal, como o rabujador Otelo faz. Terá que ser de forma viral, todos os dias, minando o corpo doente. É fácil. Mesmo muito fácil, face ao estado actual.

Estamos em Janeiro de 1974. Outra vez.

Anónimo disse...

Ó Dr ABC, tanta falta de confiança no Governo dos seus?
Essa falta de confiança apareceu muito cedo.

Anónimo disse...

Eu não estou a gostar nada das grandes diferenças de soluções para o euro manifestadas pelo Dr Cavaco e pelo Passos. São duas visões antagónicas e nenhum deles fica calado, pelo contrário, aproveitam qualquer microfone para meter a boca no trombone e dizer bem alto o quanto remam em direcções diferentes, talvez para ver quem, amanhã, tem razão. Nestas questões vitais para o país e para a zona euro, não devia ser assim, penso eu. O recato devia prevalecer...
Isto vai acabar mal!...

Anónimo disse...

O GRUNHO SÓCRETINO QUE POR AQUI APARECE, JULGA QUE AQUI A MALTA TEM PALAS COMO OS SEGUIDORES DO MAIOR DELINQUENTE DE PORTUGAL DE QUE HÁ MEMÓRIA. POR AQUI, HÁ GENTE QUE TEM CABEÇA PARA PENSAR, E NÃO SEGUE O SR. SILVA OU O DR. PASSOS, SEJA O QUE FOR QUE ELES DIGAM.

PORTUGAL MERECE GENTE QUE PENSE E QUE SINTA O VALOR DA NAÇÃO. O LIXO VARISTA TERÁ O FIM QUE NÓS ANTEVEMOS, TARDE OU CEDO.

Toupeira disse...

Infelizmente não vai ter.
Só se acontecer um caso como na Noruega, por simples cópia. No caso a loucura não existiu, podem agora dizer o que quiserem, foi matá-los no ovo.
Por vezes as teorias anarquistas são uma coisa na maneira de actuar outra, daí acontecerem hoje as guerras assimétricas em que ninguém se pode considerar vencedor.
Mas no texto falta o 4º acto, não falta?

Anónimo disse...

Porque será que o ex-Director do Banco de Portugal, Aníbal, concorda com o Sr. Seguro, Chefe dos Ratos?

http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=2&id_news=170276

PS: Seguro defende emissão de moeda pelo BCE

O secretário-geral do PS defendeu hoje a emissão de moeda pelo Banco Central Europeu (BCE), «indispensável» para recuperar a economia, e acusou o primeiro-ministro de «dependência» em relação a Angela Merkel e de estar «cada vez mais isolado» em Portugal.

«Eu defendo a emissão de moeda pelo BCE como política indispensável para a recuperação económica, porque um pouco de inflação é um preço razoável para sairmos da crise a nível europeu», escreveu António José Seguro na sua página na rede social Facebook.

Anónimo disse...

É preciso salvar os Bancos.

Os portugueses é que estão a mais neste planeta.

O Gasparzinho das Finanças é o «cavalo de tróia» do BCE e do lobi que está destruindo a Europa.

É preciso caça-lo bem caçado!

Anónimo disse...

Fazendo fé nas palavras destes banqueiros e politiqueiros,é preciso deixar funcionar os mercados.
Logo,se os bancos não foram geridos com prudência e não têm condições para continuar no mercado,como qualquer outra empresa,que fechem a porta.
Não é assim que eles procedem com as empresas que não resolvem as dívidas para com eles?

Já o disse,o vigarista do Sócrates e a quadrilha socialista ,sem intenção,prestaram um grande serviço ao país.Fizeram todos estes vermes sair da toca.
Hoje toda a gente começa a perceber melhor o concubinato entre políticos e banqueiros,entre magistrados,polícias e a Maçonaria.
Foi uma preciosa clarificação da promiscuidade e a exposição final destas máfias que se movem na sombra de um jornalismo mercenário e que deixaram exangue a nossa nação.

Anónimo disse...

Alguem me pode informar aonde se encontra sediada a empresa de farinaceos do ministro Miguel Relvas. Será que está sediada em Lisboa e por isso a pagar impostos em conformidade ou será que está sediada na Suite 605 na Ilha da Madeira ?

Anónimo disse...

O que esta classe política desenvergonhada precisa é que em vez de se abrir a caça aos coelhos, lebres, perdizes, etc, se abra a caça ao político. É estoirar com eles a tiro, já que se aproveitam do povo e ainda gozam (eu não sou comunista, nem nunca o fui). Desde o 25/04/1974 que é esta porcaria e o povo está na mesma ou pior do que estava.

Anónimo disse...

Estou a gostar deste Governo.
Está atento ao seus e deixou cair o endividamento das Câmaras, era para ser de 62,5% e ficou na mesma 125% e, também, a contratação de pessoal pelas mesmas autarquias. Segundo ouvi dizer o PSD estava muito acossado pelos seus autarcas. Fez bem.
E também vai ceder ao Jardim, para manter aquele jardim, à beira mar plantado.
O PSD é assim, não deixa cair os seus.

Anónimo disse...

A Nomenklatura do PSD é igual à do PS. Aliás, a vergonha das SCUT's é uma clara cedência do PSD, da São Caetano aos interesses dos Senhores Feudais locais. Quanto custará manter toda a rede de SCUT's a nível nacional? O que fará PPC? Mais uns aumentos de impostos para pagar as SCUT's à Brisa e à Mota-Coelhone?

Vergonha.

Ferreira, Luís Manuel Silva disse...

É um parasoxo, mas é para evitar o que aconteceu em 1929.
Istoné para provar que uma economia liberal com restrições orçementais dos estado, empresas e famílias é frágil e falível. Aliás, alguém conhece algum país em que políticas como às que estão a ser impostas em Portugal, Grécia, Itália deu certo?

Anónimo disse...

Risco de França, Espanha, Bélgica e Áustria em níveis recorde

O risco de França atingiu hoje um recorde desde a criação do euro.

E pensava eu que, com o Sócrates fora de combate, tudo se resolveria com grande facilidade.
Nada de mais errado Não se resolveu nada cá, nem em outros lugares.
Infelizmente, o problema não era o Sócrates.

Anónimo disse...

Mas, o Sócrates foi um dos maiores ajudantes para a hecatombe actual.

Aliás, já em Março de 2009, Portugal estava em plena recuperação económica. Mesmo antes, de vir o PEC-I, o PEC-II, o PEC-III, o PEC-IV, e os vinte e cinco que se lhe sucederam.

Aliás, até o Teixeirinha já veio dizer que Portugal deveria ter pedido ajuda externa, mais cedo.

Aliás, a bancarrota da banca portuguesa, que será toda nacionalizada, deve-se sobretudo oa falso engenheiro, que atafulhou a banca de dívida pública portuguesa.

Anónimo disse...

Há poucos tempos atrás os camionistas, taxistas e outros que tais fizeram barulho, e alguns até barricaram estradas, pelo facto do aumento impossível dos combustíveis.
Tinham razão nos protestos.
Mas eis que hoje esses mesmos combustíveis estão a preços muito maiores e os que tais estão caladinhos. Tão tugem, nem mugem.
Por que será? Eu sei!...
E o Dr ABC também "botou" faladura nessa altura. Agora, caladinho. Pois!...

Anónimo disse...

Despacho n.º 15451/2011

1 — Nos termos do disposto nos n.os 3 e 4 do artigo 2.º do Decreto-
-Lei n.º 262/88, de 23 de Julho, nomeio o licenciado António Hilário
Tinoco de Almeida e Costa Vaz, técnico especialista da Rede Ferroviária
Nacional — REFER, E. P. E., colaborador para realizar estudos no
âmbito da sua especialidade.

2 — O nomeado é equiparado para efeitos de vencimento ao cargo
de adjunto com despesas de representação, acrescido de 45 % deste
montante, com percepção dos subsídios de férias, de Natal e de refeição.

3 — A nomeação produz efeitos a 1 de Novembro de 2011 e manter-
-se -á em vigor até à cessação das minhas actuais funções, podendo ser
revogado a todo o tempo.

2 de Novembro de 2011.

— A Secretária de Estado do Tesouro e das
Finanças, Maria Luís Casanova Morgado Dias de Albuquerque.


Não era isto o que o Passos dizia ir fazer, pois não?
Ou fui enganado?

Anónimo disse...

É verdade, Sócrates tem muito poder.

A Itália já caiu e é devido ao Sócrates.

Até a França está já tremer.

Ah grande Sokas, tu és o nosdso Napoleão, e tens a Europa aos teus pés!

Anónimo disse...

Estes sócretinos continuam a dar largas à sua demência.