domingo, 20 de maio de 2012

O sistema fora-da-lei


A notícia do CM, de 16-5-2012, «Duarte Lima em casa com pulseira electrónica», só se veio a perceber no dia seguinte, com a manchete do SOL, «Lavagem de dinheiro: Fraude de mil milhões» e do próprio CM, «Confissão salva Lima da cadeia», relativamente a uma empresa alegadamente já referenciada na Operação Furacão (segundo o Público, de 20-5-2012). Duarte Lima parece ter subido a parada, para um nível onde, devido ao montante  e companhia, terá maior apoio - veja-se o caso de Isaltino Morais que, apesar de condenado, continua sem recolher à prisão e os crimes a prescrever (e creio que não cumprirá qualquer pena).

Entretanto, a propósito do montante e das personalidades envolvidas nesta nova ventania, volta a ofensiva contra o juiz-presidente Carlos Alexandre que o sistema pretende eliminar, ou neutralizar, no Tribunal Central de Investigação Criminal, de Lisboa, como explica, hoje, 20-5-2012, o José, da Porta da Loja, no poste: «Novo Furacão ameaça o establishment». Alexandre é um magno problema que o sistema quer resolver. E o sistema político-financeiro teme a entropia e a mudança. Mas o juiz conta com um enorme apoio popular e, tal como a organização congénere italiana, o sistema português sabe que é muito perigoso, e contraproducente para os seus interesses ocultos, atacar alguém com essa força, argúcia e tenacidade. E ainda mais arriscado alvejar... e falhar.

Tal como o velho processo Furacão, não creio que o novo resulte. Se a ameaça for grande, e o baraço jurídico descobrir dinheiro de monta ou apertar alguma garganta mais sensível, mudar-se-á, como em 2009, também a lei atual. Como a necessidade, o sistema não tem lei, e se tem eu não a sei.


* Imagem picada daqui.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referidas nas notícias dos media, que comento, não são suspeitas, ou arguidas, do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade e quando arguidas, como Domingos Duarte Lima ou Isaltino Afonso Morais, gozam do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

8 comentários:

Anónimo disse...

Será que o Dr ABC de outros tempos, tão critico e rápido em relação a questões da intromissão de governantes na tentativa de limitar a acção dos jornalistas, "morreu"?
Então fica "caladinho da silva" neste caso do Miguel Relvas?
Será que o pedido de desculpas resolve o grave problema?

Ó Dr e nem uma palavrinha à atitude, inqualificável, de alguns deputados da laranjada da Madeira que abandonaram a Assembleia aquando da votação de um voto de pesar dedicado ao Miguel Portas. De entre os deputados conta-se o inenarrável líder parlamentar Jaime Ramos.

Ó Dr ABc e nem uma palavrinha à "oportunidade" de se cair no desemprego?

O Dr ABC que conhecemos está muito moderado...

floribundus disse...

para entreter
o Relvas paga a fatura

Anónimo disse...

Esta é só mais uma imagem de que o actual Sistema (poderia chamar-se outra coisa, como Gangrena), não tem remédio.

Os Domingos, Isaltinos, Judas, Socrates, Varas, Loureiros, Coelhones, Valentim, e afins, são demasiado estreitos de visão. Gente que fez fortuna à custa de um Zé, que é tolinho, ou se quisermos ingénuo. Apesar das imensas fortunas acumuladas, não há regeneração.

A Alemanha e os luteranos, do Norte da Europa, não toleram esta promiscuidade, muito católica, entre o exercício do poder e o assalto constante. Como assim é, a União Europeia desmembrar-se-á naturalmente.

Depois, e daqui por algum etmpo, vai emergir a Ordem. outra vez. No passado, a Ordem veio sempre.

Anónimo disse...

Que saudades temos do Dr ABC de outros tempos. Esse falava da emigração galopante e perigosa para o nosso futuro; referia o aumento do desemprego não como uma oportunidade mas sim como uma tragédia; defendia acérrimamente a liberdade imprensa e saltava de imadiato se a beliscassem; enfim, trazia à discussão assuntos importantes para o nosso futuro. Agora tudo isso esqueceu.
Quais as razões?
Alguém sabe?

Anónimo disse...

Não esquecemos quem assinou a venda de Portugal á Finança Internacional, vulgo memorandum da Tróika. Chama-se José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, consta que tirou um curso numa Universidade, junto da desmantelada refinaria da Petrogal, e parece que vive em Paris, com 15 mil euros mensais, sem ter qualquer profissão que se conheça. Isso, jamais esqueceremos.

Anónimo disse...

É assim que vamos lá. Arranjar desculpas com os erros dos outros.
Até já li por aqui que foi o Sócrates o responsável pela crise que varre quase toda a europa, seja na Grécia, Itália, Irlanda, França, etc. E na UE, ao que se sabe, a direita é maioritária e
as decisões políticas são decididas por essa direita, e há longos anos. Estamos a pagar a fatura dessas ruinosas decisões políticas.
Porém, como somos muitos provincianos, adoramos mandar as culpas de todos os males para o Sócrates. Que vistas tão limitadas...

Anónimo disse...

Ehehehe!
Este delírio não pode ser de alguém normal.
A conversa da direita cheira a porco.
O bicharoco deu-lhe cabo do canastro.
Só os doidos e os gatunos defendem o criminoso que fugiu para Paris.

Anónimo disse...

Ninguem no seu perfeito juizo defende o socrates meu energumeno, mas tambem ninguem no seu perfeito juizo defende estes ladroes do psd/cds.

São canalhas e ladrões, pertencentes não à mesma cor politicas, mas à mesma loja maçónica. Acorda, ovelhinha!!