terça-feira, 11 de setembro de 2012

Inequidade nos sacrifícios


A falta de equidade na distribuição dos sacrifícios é o motivo principal de descontentamento com as políticas de austeridade do atual Governo.

No mix de sacrifícios exigidos pelo Governo aos portugueses, ficam de fora as parcerias público-privadas, cujos contratos se respeitam (para lá da  renegociação embusteira), ao mesmo tempo que se derrogam, e ab-rogam, os contratos que o Estado tem com os demais portugueses. E nos sacrifícios pedidos aos cidadãos a inequidade mantém: enquanto a generalidade dos empregados do setor público e do setor privado sofrem uma insuportável penalização fiscal, outros há que não vêem alterados os seus salários ou exceções de grelha salarial - desde empresas públicas, como CGD, TAP, ANA, NAVE, CTT, Parque Expo, EMA a institutos públicos, como o IGCP e até ao pessoal dos gabinetes ministeriais (em 2012). E mantém-se, em desfavor do trabalho, sem alteração significativa o assistencialismo pródigo à (des)inserção e os prazos excecionais no desemprego.

Como tenho salientado, o desprezo político através do assistencialismo negligente é o contraponto do abuso nos escalões dos donos do poder. Apertada fica a classe média, esganada e muda, e a pobreza trabalhadora, não reivindicativa e envergonhada da sua condição de pobre.


* Imagem picada daqui.

12 comentários:

Anónimo disse...

Os presupostos desta governação, mais não são do que sucessivos actos de traição à Pátria. Venda da nossa soberania, destruição da unidade solidariária de todo um povo, roubar aos trabalhadores portugueses para dar ao Partido Comunista Chinês, etc..etc.

Compete ao povo dar a devida resposta aos traidores, tal como fizeream em 1640.

Anónimo disse...

Belmiro de Azevedo lamenta “erros permanentes” nas medidas tomadas

Lusa

O chairman da Sonae disse que Portugal não tem uma estrutura de avaliação dos impactos das medidas que implementa, alertando que apenas se faz “navegação à vista” e há “erros permanentes”.


A Troika avisou o governo que abandonaria Portugal se este continuasse a fazer o queria. Não esquecer a resposta da troika ao PR, informando que o programa era do governo português.

A Troika deveria abandonar este governo, que necessita cada vez mais de dinheiro para desgovernar o País, em vez de cortar nas suas despesas.

Os ganzas têm a mania que são espertos... e já tentam arranjar poiso em países onde hajam bons cursos de filosofia, será verdade?

Bem, vou dar água à burra

Anónimo disse...

No fundo, não compreendemos qual a surpresa, perante o que se está a passar.

O que se passa é o ponto alto de uma governação acumulada de trÊs décadas. Uma élite que é hoje montada entre políticos, banqueiros e altos funcionários do Estado (Juízes, magistrados, dirigentes da Função pública, professores universitários, altas patentes militares e policiais, etc.).

As élites assumiram que Soares e Cavaco, conduziriam o povo, enquanto o saqueavam. E conseguiram. Só que enquanto Soares foi vender Portugal à CEE, nos idos de 80, Cavaco acelerou o fim económico de um país que nunca teve Revolução Industrial, e em que a pobreza sempre foi admirada.

A última vez que os portugueses acordaram para a pátria, foi por via do Senhor Scolari. Vejam lá, a Pátria via futebol. Uma grande maioria nem sabe o hino, e o conceito de Pátria diz-lhe pouco. Querem apenas ter um empregozito, beber umas minis, ver um bom futebol e comer uma mariscada.

É pouco, para quem quer manter uma pátria viva. Esperar pelo Cavaco ou pelo Soares, é como esperar que a Agência Funerária dê vida ao defunto.

Adeus, Portugal, até um dia destes, bem longínquo.

A não ser que se fomente um Governo de Salvação Nacional, dirigido pelo Presidente Eanes, tendo como Primeiro Ministro, o Dr. Medina Carreira.

FIM DA MACACADA disse...

NEM MAIS UM EURO PARA AS PPPs.CORTE RADICAL DAS MORDOMIAS DOS ALTOS DIRIGENTES DO ESTADO E DA POLITICALHA.IR À TROMBA A SÉRIO AOS SALGADOS,COELHOS E OUTROS PARASITAS.METER NA CADEIA O SÓCRETINO E VÁRIOS DOS SEUS AJUDANTES.SÓ ASSIM COMEÇARIA A SER REPOSTA A EQUIDADE.

Anónimo disse...

Não esquecer de ir às trombas também do Mexia e do Ali Bava.

Anónimo disse...

O Nogueira Leite diz que a Caixa paga mal.

Ai que a Maria Antonieta acabou com a tromba numa bandeja de prata.

Anónimo disse...

Ex.mo Senhor Prof. Balbino Caldeira.
Caros comentadores.

É deplorável a acção governativa deste e de outros (des)governos."Condeno" a "classe políica" porque quase sempre nos fizeram acreditar que tinham capacidade para dar um rumo ao país. Mais não fizeram do que corroborar a tese de que o Estado é propriedade de quem tem mais dinheiro e prestigio.
Sempre nos manipularam (a uns mais do que outros) até levarem o Estado à falência. Agora querem que paguemos a FESTA deles.
Tenho sérias reservas de que o saque decorra sem "alvoroço".
Como escreveu, o contrato social foi atirado para as calendas do inferno na Terra.Sem contrato como vão aguentar-se as ditas massa populares?! Vaão suportar a afronta até à "morte social" por exaustão?
Não sei, alguém pode saber?!!!
Cá por mim deixei de acreditar nestes políticos e nestes partidos. Tenho razões.
Como miolhares de portugueses, trabalho (é um luxo?)Tento formar-me e evoluír cientifica e tecnicamente sem esperar, de imediato vantagens financeiras.
Não tenho capacidade finaceira apra ir de férias para onde quer que seja. Limito-me a uns passeios domingueiros num raio de 30Km.
É uma vidinha?! Pois é, mas não devo nada a ninguém. Quando se deve perde-se a liberdade para o credor, ponto.
Lamento que milhares de portugueses não consigam ter trabalho para viver, querendo-o ter.
A maioria dos políticos após o 25 de Abril não merecem o nosso respeito. Embora por processos diferentes negligenciaram o interese colectivo apesar de encherem a boca com a palavra POVO.
Cumprimentos a todos.
Viriato Henriques

Anónimo disse...

Viva o Servo Gaspar, que trouxe mais uns quantos impostos.

Viva o PSD e o CDS.

Viva a Anacleta Gomes, que diz ao PS para se preparar para voltar ao Governo. Haverá eleições? Ou o PS volta para o Governo, sem eleições?

Lixo. Mais lixo. Só lixo.

Anónimo disse...

Sobre a conferência no Ministério das Finanças:

Este sr. Gaspar, no seu peculiar estilo insolente, quer fazer de nós parvos.
O que nos disse este sujeito, é para esquecermos o que disse o ano passado e que agora é que vai ser.
Que credibilidade quer ter este sujeito, quando toda a banha-da-cobra que nos andou a vender em 2011, deu este resultado?

Observador

Anónimo disse...

Não. Só assinamos uma petição para dissolver a Presidencia da República, o Parlamento e já agora, extinguir a Constituição da República, pois não serve para nada.

ENCORE UN EFFORT,CONNARD!! disse...

O LACAIO DA MERKEL E DA BANCÓCÓCRACIA FALOU E CONFESSOU COM INSOLÊNCIA QUE FALHOU EM TODA A LINHA.ALGUMAS PERGUNTAS AO CAPACHO.A AFUNDAÇÃO SOARES VAI SER EXTINTA NA 5ªFEIRA?OS SERVIÇOS DE FINANÇAS JÁ COMEÇARAM A INVESTIGAR SÉRIAMENTE O CONTIBUINTE JOSÉ SÓCRATES CARVALHO PINTO DE SOUSA?AS EXCEPÇÕES JÁ ACABARAM?AS MORDOMIAS DE ESTADO TAMBÉM?JÁ RASGOU E MANDOU INVESTIGAR CRIMINALMENTE AS PPPs?O PLANO DE EUTANÁSIA DOS PENSIONISTAS E REFORMADOS JÁ FOI APROVADO?QUANDO FAZ O ESFORÇO ADICIONAL DE APRESENTAR A SUA DEMISSÃO?

Anónimo disse...

Aderiu ao acordo ortográfico?
Sobre o resto não há inocentes em nenhum partido político, são eles a causa da desgraça, mas como todos pensam neles como teta ou então como clube de futebol estamos conversados.
Salazar sempre.